De volta da Suécia. Muita coisa para escrever, mas ficará para um momento posterior. Agora tenho um conselho de leitura.
Encontrei um livrito, de A. Santos Justo, chamado "Nótulas de História do Pensamento Jurídico". É muito básico, demasiado até, mas sintetiza as várias posições sobre o Direito - de forma demasiado breve e simplista, é verdade, mas com as vantagens que isso traz para quem não quer perder muito tempo, ou não o tem, e quer ter uma ideia das várias hipóteses existentes através dos tempos. Menos saudável é a crítica leviana, pouco aprofundada e de todo não fundamentada das posições através dos tempos. Ainda assim, não faz mal dar uma olhadela.
Um bocado mais complexo é o "Pensamento Sistemático e Conceito de Sistema na Ciência do Direito", de Claus Wilhelm Canaris, com introdução e tradução de A. Menezes Cordeiro. Não que me reveja muito na posição do livro (também não posso adiantar-me muito na medida em que ainda só li metade), mas é um bom livro para quem goste de Direito Privado. De resto, todos os que tenho encontrado da Calouste Gulbenkian sobre Direito são bons livros - em rigor, (boas) traduções de bons livros.
Daqui a algum tempo volto aos posts, provavelmente sobre algum dos autores referidos uns quantos posts abaixo, ou ideias novas que surgiram da organização social sueca.
Daqui a algum tempo volto aos posts, provavelmente sobre algum dos autores referidos uns quantos posts abaixo, ou ideias novas que surgiram da organização social sueca.
Etiquetas: Bibliografia, Canaris, Pensamento Jurídico, Suécia
0 comentários:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Arquivo
-
▼
2008
(38)
-
▼
fevereiro
(16)
- The concept of law
- Conferência de Juan Pablo Alonso
- Contradicciones entre normas penales
- Princípios indutíveis de regras
- Frase interessante
- O porquê de não existir concorrência de normas em ...
- Interpretação II
- Interpretação e determinação semântica
- Correcção ao erro - tentativa primeira
- Há erros no blog!
- Critério de definição da distinção hartiana das no...
- Suécia e mais bibliografia
- Estocolmo
- Princípios - hipótese de abordagem
- Normas primárias e secundárias - coercibilidade e ...
- Bibliografia
-
▼
fevereiro
(16)
Autor
- Pedro Azevedo
- Todos os direitos dos textos são reservados ao autor. Mesmo.